Brasil Onças classifica para Copa do Mundo de Flag Football no feminino e no masculino
Seleções brasileiras da modalidade ficam com a quinta vaga no Continental IFAF Americas de Flag Football e vão para o Mundial de 2026, na Alemanha

As seleções brasileiras de flag football voltaram do Panamá com a missão cumprida. Mais uma classificação histórica aconteceu com o Brasil Onças, tanto na seleção masculina quanto na feminina, confirmando presença na Copa do Mundo de Flag Football 2026, que será disputada em Düsseldorf, na Alemanha, ao garantirem a quinta vaga disponível no Continental IFAF Américas Flag, disputado no país da América Central.
Enquanto o time masculino derrotou rivais sul-americanos nas partidas mais importantes, a equipe feminina confirmou a sua vaga ao vencer a Guatemala em duelo decisivo no Panamá.
As conquistas reafirmam a força crescente do Brasil no flag football continental e colocam as Onças entre as seleções que disputarão o mundial em Düsseldorf entre 13 e 16 de agosto de 2026. As vagas vieram justamente porque a América possui desempenho histórico que permite classificar mais seleções além dos semifinalistas do torneio continental.
Abaixo, o panorama dos dois times no IFAF Americas Flag de 2025 e como cada uma das seleções carimbaram a vaga no mundial.
Brasil Onças masculino vence Chile e Argentina e assegura vaga
A seleção masculina ficou com a quinta vaga para o Mundial após triunfar na repescagem continental e cumprir com as expectativas pré-torneio.
Primeiro bateu o Chile com autoridade, com destaque para o passe de Vitor Pedalada para Nico Quadros no início do duelo, seguido por atuação dominante de Adner, que somou touchdown e ponto extra. Vilaça ainda anotou dois TDs, e a defesa contribuiu com um safety e interceptações que consolidaram o placar de 42 x 16 sobre os chilenos.
Na fase decisiva da repescagem, o Brasil encarou a Argentina em partida marcada pelo equilíbrio defensivo. Após uma campanha ofensiva lenta, Vitor Pedalada lançou bela bola para Adner anotar o touchdown e ainda completou o ponto extra. A defesa brasileira brilhou quando Chermont interceptou, Matheus Oliveira bloqueou e Rhuan fechou a casinha em jogadas cruciais na end zone, garantindo a vitória pelo placar magro de 7 a 0, mas sendo sufuciente para garantir a vaga do masculino.
Com isso, o Brasil se junta aos EUA, México, Panamá e Canadá como representantes das Américas Copa do Mundo de flag football de 2026 no masculino. E como campanha geral, os meninos saíram com saldo positivo ao venceram Colômbia, Guatemala, Chile e Argentina, fora perderam para Canadá e EUA.
No feminino, Brasil Onças supera Guatemala e garante classificação
A seleção feminina também tem vaga garantida na Copa do Mundo de Flag Football depois de muito suor, chuva e alegria. O time garantiu sua vaga ao derrotar a Guatemala por 49 a 6 em partida de repescagem disputada no Panamá. A partida representou o ápice de sua campanha no Continental IFAF Americas Flag, já que vinha com vitória sobre a Colômbia e jogo teve a partida contra a Jamaica cancelada - que não impactou na classificação.
O Brasil iniciou o duelo com a interceptação de Fernanda Justino, para em seguida Milena Lopes anotar o primeiro touchdown e abrir o placar. Depois, Lara Torelli ampliou com recepção na end zone e a Guatemala só descontou depois com um TD sem conoversão.
No decorrer do jogo, Gabi Bankhardt e Jennifer Leitão também deixaram sua marca, com Leitão marcando dois TDs seguidos. Ellen Bruna e Milena Lopes fecharam a conta na segunda etapa, e garantiram mais uma interceptação para assegurar a vitória por 46 a 6 e a vaga no Mundial de Düsseldorf.
Com este resultado, a equipe feminina assegura presença na Copa do Mundo de 2026 ao ocupar a quinta vaga continental, ao lado das semifinalistas EUA, Panamá, México e Canadá. O saldo do Brasil foi de derrota para as donas da casa e os Estados Unidos e vitórias sobre Colômbia e Guatemala.
Copa do Mundo de Flag Football em 2026
O Mundial de Flag Football de 2026 será disputado em Düsseldorf, na Alemanha, entre 13 e 16 de agosto, reunindo 16 seleções em cada gênero. E ele será de extrema importância para o ciclo olímpico.
A classificação do Brasil nas duas categorias fortalece a expectativa de uma presença competitiva no mundial, especialmente com os potenciais bônus de classificação olímpica, já que o flag football terá sua estreia nos Jogos de Los Angeles 2028 e ambas as seleções do Brasil buscam estar entre os times participantes das Olimpíadas.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!