Brasil Bowl: Crocodiles e Mariners fazem a final da D1 da Superliga de FA 2025
Em duelo de invictos, Croco e Mariners fazem grande confronto inédito no Couto Pereira em busca do título de campeão brasileiro da elite do futebol americano no Brasil
A elite do futebol americano brasileiro está diante do seu capítulo mais esperado do ano. No dia 6 de dezembro, às 17h, o lendário Estádio Couto Pereira, em Curitiba, será o palco do Brasil Bowl 2025, a final da Superliga de Futebol Americano D1, que coloca frente a frente Coritiba Crocodiles e Recife Mariners. Dois dos mais dominantes, históricos e temidos programas do país.
Será um encontro de pesos-pesados. Um choque de gerações. E, acima de tudo, uma final que já entra para a história antes mesmo do kickoff, que você poderá conferir todas as emoções ao vivo, no canal Goat, com narração de Matheus Ornellas e comentários de Rafael Cerqueira e Valdô Júnior.
Mas o que esperar de uma decisão tão grande como essa para o cenário do FABR em 2025? Confira o tamanho dessa final em números.
Um título e duas invencibilidades em jogo
O Brasil Bowl 2025 tem um ingrediente importante para grandes times: alguém vai perder sua longa sequência invicta.
Segundo dados recolhidos pelo Rankings do FABR, o Coritiba Crocodiles vem de 21 jogos sem derrota, sendo a última em 26 de novembro de 2023, por 24 a 13, para o Rio Preto Weilers. São 810 pontos marcados e 102 sofridos no período.
Já o recife Mariners tem 11 jogos sem saber o que é derrota, com o Fortaleza Tritões sendo o último algoz no placar de 30 a 27 no dia 18 de agosto de 2024. Desde então são 281 pontos marcados e 135 sofridos.
A certeza é que vai cair um invicto. E vai cair diante de um estádio mítico também para o futebol americano nacional.
Couto Pereira: um palco digno de uma final histórica
O Estádio Major Antônio Couto Pereira, casa do Coritiba Foot Ball Club, volta a receber uma decisão nacional de futebol americano. E isso pesa, simboliza e engrandece o momento.
Inaugurado em 1932 e com capacidade superior a 40 mil torcedores, o Couto já recebeu finais brasileiras marcantes, incluindo partidas que terminaram com o Crocodiles levantando troféu diante da própria torcida, como foi o caso contra o Galo FA.
Além disso, o Crocodiles também enfrentou no Couto Pereira o Fluminense Imperadores e João Pessoa Espectros, o primeiro nordestino a enfrentar a equipe curitibana no estádio.
O retorno da decisão ao estádio devolve ao FABR o clima de “grande espetáculo nacional”, com espera de estádio cheio, atmosfera pesada e jogo decisivo de verdade, como as maiores ligas do mundo fazem.
É tradição viva. É história sendo escrita mais uma vez.
Coritiba Crocodiles rumo ao tetracampeonato
Tricampeão brasileiro (2013, 2014 e 2022), o Crocodiles chega ao Brasil Bowl com 100% de aproveitamento, campeão do Sul Bowl e dominante na semifinal: 17 x 0 sobre o Spartans. Jogando em casa, com elenco experiente e um sistema que funciona como relógio.
O ataque tem nomes históricos, como Athos Daniel, líder absoluto de touchdowns recebidos na história do FABR e também na história dos Nacionais D1, ampliando sua distância jogo após jogo. E com multicampeões do elenco, como Adan Rodrigues, Delmer Zoschke, Henrique Pucca, Márcio Garrido e Bruno Santucci.
Todos campeões e cada um carregando a chance de conquistar o mais título nacional da carreira, sendo algo raríssimo no futebol americano brasileiro.
O Croco joga pelo tetracampeonato, algo que nenhuma outra equipe masculina do FABR alcançou.
Recife Mariners atrás do bicampeonato consecutivo
Do outro lado, vem o atual campeão brasileiro (campeão da Liga BFA 2024). O Mariners retorna ao maior palco do país embalados por um ataque eficiente e explosivo, um elenco acostumado a decisões, vitória emocionante por 35 a 33 sobre o Hawks na semifinal, fora ter uma defesa resiliente e oportunista, e um vestiário experiente, acostumado a jogos “grandes”.
Entre os jogadores mais vitoriosos da equipe estão Álvaro Fadini - QB campeão nacional em três programas diferentes: Sada Cruzeiro (2017), Galo FA (2018) e Recife Mariners (2024) - e Bruno Sherman (multicampeão pelo Espectros e Mariners em 2015, 2019 e 2024)
O Mariners busca o bicampeonato consecutivo, algo que poucos times conseguiram, como o próprio Croco, Corinthians Steamrollers, Timbó Rex, Galo FA conseguiram no FABR.
O maior jogo do ano é o Brasil Bowl
Essa final não é apenas um confronto entre dois gigantes. É a volta do formato unificado do nacional. Uma disputa entre com times cheios de tradição. Um estádio histórico recebendo um jogo histórico.
É a chance de um tetracampeonato inédito. A chance de um bicampeonato consecutivo. De duas torcidas das mais apaixonadas do Brasil. O encontro de dois times invictos há mais de um ano.
O Brasil Bowl 2025 tem tudo para ser uma das maiores finais da história do FABR e você não pode perder um só segundo desse jogão!
Serviço: Brasil Bowl 2025
Final da Superliga D1 - Coritiba Crocodiles x Recife Mariners
- Estádio Couto Pereira — Curitiba/PR
- 6 de dezembro (sábado)
- 17h
- Ingressos: disponíveis no Instagram oficial do Crocodiles
- Transmissão ao vivo Canal GOAT. Link aqui!
Lucas dos Anjos, da Redação
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

